domingo, 18 de maio de 2014

About last night...

Olá pessoas,

Ando hiper mega ultra sumida disso aqui, mas entendam, estou na reta final da faculdade; todos os trabalhos, provas e o temido tcc estão acontecendo ao mesmo tempo, logo, não tenho tido tempo de cozinhar muitas coisas interessantes e, quando tenho, não estou muito no pique pra escrever a receita e tirar fotos e tudo mais. Um zilhão de desculpas.
A receita de hoje surgiu porque estou fazendo dieta, ou melhor, reeducação alimentar, acompanhada de uma nutricionista e tal (se quer emagrecer ou qualquer outra coisa que precise de dieta, antes de fazer loucuras e perceber que não resultarão em nada, ou pior, em danos a sua saúde, busque um profissional qualificado que poderá te ajudar (e muito)). Enfim, conselhos a parte, a receita surgiu porque o glúten foi temporariamente (espero que permanentemente, salvo dias em que eu precise desesperadamente de uma fatia de pizza ou em viagens) eliminado da minha vida, mas eu estava precisando de um momento relax com meu amado (que está na mesma fase desesperadora que é terminar a faculdade). Seguindo as orientações do meu orientador do tcc, eu PRECISAVA para a minha saúde mental, de uma boa taça de vinho. E uma boa taça de vinho PEDE uma boa comida. E boa comida é comigo! Pensei em jogar tudo pra alto e comer gordice, mas pensei bem, vi que não valia a pena jogar pro alto os resultados que já tenho tido (minha gordura corporal já diminuiu 3% em 3 semanas e reduzi medidas, uhul). Tudo bem que o álcool estava banido da dieta, mas melhor uma coisa errada do que duas, né?!
Enfim, bla bla blas a parte, o que eu queria era uma comida gostosa, mas com pouca gordura e sem o tal do glúten (lê-se alimentos que contenham trigo e, aqui no Brasil, os que contenham aveia. Esta última porque como é processada junto com o trigo, termina tendo traços do bendito glúten).
Mas, vamos lá:

Espaguete ao pesto com camarões


*Tempere os camarões na noite anterior ao preparo (caso não dê tempo, tente temperar pelo menos 2 horas antes).
  • 400g de camarões (usei esses porque eram os maiores que tinham no lugar que comprei, mas podem usar maiores).
  • ¼ de col de chá de sal
  • ½ col de chá de pimenta do reino (pode usar mais ou menos, fica a seu critério)
  • 2 raminhos de manjericão fresco
  • 4 dentes de alho machucados
  • 2 col de sopa de azeite (uso extra virgem)

  1. Lave os camarões e limpe-os (tire aquele cocozinho que fica nas “costas” com uma faca), e coloque-os numa peneira para escorrer o excesso de água.
  2. Numa vasilha, coloque os dentes de alho machucados, os camarões, o sal, pimenta do reino, o azeite e os raminhos de manjericão e misture tudo. Cubra com papel filme (rolopack) e coloque na geladeira.


Para o macarrão

OBS: usei macarrão sem glutén, mas pode usar a massa de sua preferência. Não, não tenho intolerância. Estou fazendo reeducação alimentar e a nutricionista sugeriu que eu cortasse o glúten da minha vida, e assim eu o fiz, e estou adorando os resultados. Não sou radical, se der vontade de comer uma pizza um dia, vou comer, mas se posso fazer escolhas, principalmente com os alimentos que faço em casa, vou preferir os que não possuem glúten, dentre outras coisas que vocês verão por aqui, mas que podem ser facilmente substituídas e eu direi quando puderem.


  1. Encha uma panela grande com água e acrescente 1 col de sopa cheia de sal (sim, é muito sal, mas todos os programas de culinária que eu assisto dizem que a água que vai cozinhar a massa deve te remeter ao mar morto, então trate de colocar muito sal nisso). Deixe ferver.
  2. Acrescente uma col de sopa de azeite e o macarrão (usei ½ pacote de espaguete de arroz).
  3. Ele estará pronto quando você puder cortar a massa com um garfo (é o ponto que sei, infelizmente esqueci de cronometrar, mas va testando, se quiser coma um fio, veja se está do seu agrado a textura, se não, deixe ferver mais um pouco).
  4. Separe um pouco da água do cozimento (cerca de 2 dedos) e escorra o resto.



Para o molho

  • 2 xic de manjericão fresco (o que equivale a aprox. 2 ramos) 0 retire as folhas e descartes os talos mais grossos.

  • 2 col de sopa de óleo de gergelim e 2 de azeite de oliva (pode usar as 4 de azeite de oliva)
  • 1 dente de alho
  • 2 tomates pequenos (ou 1 grande) picados em pedaços bem pequenos

  • 1 xic de vinho branco seco (já conversamos sobre o vinho, nada de usar um vinho barato só porque é o que vai pra panela. Use um vinho bom e beba o restante junto com o prato).
  • 1 col de sopa de óleo de coco (pode usar uma col de sopa de óleo ou de azeite de oliva ou de manteiga, caso escolha a ultima opção, coloque mais uma col de chá de azeite, pois este evita que a manteiga queime rápido)
  • ¼ de col de chá de sal
  • ½ col de chá de pimenta do reino (gosto muito de pimenta do reino, pode usar menos, se quiser)
  • ½ col de chá de açúcar mascavo (pode usar qualquer outro açúcar, usei o que tenho em casa – em preparações com tomate sempre use uma pitada de açúcar para cortar a acidez do mesmo).

  1. Bata no liquidificador o manjericão, o dente de alho e as 4 col de óleo/azeite (vai demorar um pouco, mas bata até que esteja na consistência de pasta)
  2. Numa panela ou frigideira funda, coloque a colher de sopa de óleo de coco e em fogo médio sele os camarões (é um processo rápido, quando ele estiverem cor de rosa e um pouco mais rígidos, é a hora de tirar – se você demorar demais nessa parte, é possível que no final os camarões fiquem duros)
  3. Retire os camarões, deixando o liquido que sobrou na panela e acrescente o tomate, o sal, a pimenta do reino e o açúcar. Deixe os tomates murcharem (não tenha pressa – isso leva cerca de 7 a 10 minutos), você vai perceber que o liquido que sobrou da selagem dos camarões com os tomates irão incorporar e tudo ficará parecendo um molhinho;

  4. Acrescente a pastinha de manjericão e misture.
  5. Quando começar a ferver, acrescente o vinho. Depois que começar a ferver novamente, espere 5 minutos (abaixe o fogo depois que começar a ferver) e então, acrescente os camarões. Deixe por mais 5 minutos. Acrescente o macarrão.
  6. A água do preparo (lembra que você separou dois dedinhos antes?!), deve ser acrescentada quando for servir (isso vai garantir um macarrão soltinho).



Está pronto :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário