terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Here we go again...



Olá pessoal,

Como diz o título do post: aqui vamos nós de novo.
Passei um tempo off disso aqui, na verdade tinha abandonado. Tava começando a me atrasar para a faculdade pra ficar anotando as receitas, mas agora meus horários estão melhores, e vou me organizar melhor. Não parei de cozinhar nesse meio tempo (ai de mim), logo, tenho algumas boas receitas para vocês.

Várias coisas aconteceram enquanto eu estava fora do blog, dentre uma delas, a mais recente foi a descoberta do livro “Minha cozinha em Berlim” de Luisa Weiss, autora do blog thewednesdaychef.com, que uma amiga muito muito amada (e que está me deixando morta de saudades, Ju) me indicou e disse que era a minha cara. E, de fato, o livro é a minha cara (inclusive indico, é uma leitura gostosa e no final de cada capítulo tem receitinhas). Mas sim, fui convencida por Ju e Jéssica (outra amiga muito muito amada) a voltar com o blog (por diversos motivos que ainda não cabem aqui). 

 Imagem de: http://www.universodosleitores.com/2013/11/minha-cozinha-em-berlim-de-luisa-weiss.html

Mas chega de tanto “fala fala” e vamos à receita. Ia voltar com tudo com uma receita de Coq au vin, mas decidi aprimorar mais e depois que estiver exatamente do meu gosto, eu coloco aqui. Hoje vai ser algo mais levinho (no meu dia a dia como comidas saudáveis, com o mínimo de gordura, farinhas brancas, etc). Mais uma coisa sobre comidas saudáveis (na verdade, sobre qualquer comida): gosto de comer bonito; sempre gostei, desde pequena quando pedia pra meus pais arrumarem meu prato, mesmo que depois eu dissesse “mEstura mamãe, mEstura” (com E mesmo), mas gostava de ver o jogo de cores e texturas, e acho que trouxe isso comigo quando comecei a cozinhar. Então o que eu vou mostrar aqui seriam só bolinhos de carne assados, mas se você arruma, fica um prato gostoso com cara de restaurante e dá mais gosto de comer :)

Vou colocar duas receitas aqui, a dos bolinhos de carne com alecrim e do arroz.

Para o arroz:


  • 1/3 de xícara de quinoa
  • 1/3 de xícara de arroz vermelho
  • 1/3 de xícara de arroz 7 grãos
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de chá de pimenta do reino (se você não gostar muito picante pode diminuir a quantidade)
  • 1 colher de chá de gergelim com sal (essa é uma receita que vi no blogdadebs.com.br) – 13 colheres de sopa de gergelim torrado (usei do preto e do branco) + 1 colher de sopa de sal. Bate tudo. No final vc tem uma mistura cheia de sabor (uso isso para substituir o sal comum, isso faz com que eu tempere as coisas, mas use beeeem menos sal).
  • 1 cebola pequena picada 
  •    1 dente de alho esmagado
  • 1 colher de chá de óleo de coco (ou o de sua preferência)
  •   2 1/2 xícaras de água
  • Salsinha picada
OBS: se quiser usar só um tipo de arroz, pode ficar à vontade, gosto de fazer essas misturas pois isso enriquece o valor nutricional do prato, além do sabor também.
  
  1.  Numa peneira misture o arroz e lave-o. Deixe escorrendo.
  2. Coloque na panela o óleo, a cebola e o alho.
  3.  Quando a cebola estiver transparente acrescente o arroz, misture com a cebola e acrescente o açafrão, a pimenta do reino e a mistura de gergelim. Misture de novo e acrescente a água.
  4. Quando a água secar está pronto, acrescente a salsinha picada e misture. Dá para várias porções. Eu geralmente congelo metade e a outra metade deixo na geladeira para usar nos próximos três dias. No terceiro dia, tiro a metade congelada e coloco na geladeira, no dia seguinte vai estar pronto pra uso sem que você tenha que ficar esperando descongelar.


Para os bolinhos de carne (pode ficar à vontade para aumentar a quantidade de carne, a quantidade aí de baixo dá para uns 5 bolinhos):
  • 200g de carne moída (uso patinho)
  • 1 clara
  • 1 colher de chá da mistura de gergelim
  • 1/2 cebola pequena picada grosseiramente
  • 1 dente de alho pequeno picado grosseiramente
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de óleo de coco para untar (ou outro de sua preferência)
  • 1 ramo de alecrim fresco

  1. Ligue o forno a 180º, enquanto isso, num multiprocessador coloque todos os ingredientes, menos o óleo de coco.
  2. Depois que formar uma massa uniforme faça os bolinhos com a mão e coloque numa assadeira forrada com papel laminado (o lado brilhante para cima) untada com óleo de coco. Espete os bolinhos com um pedaço pequeno do ramo de alecrim.
  3. Coloque no forno e vire o lado da assadeira a cada 10 min até que os bolinhos estejam dourados. A depender do seu forno, esse processo vai durar uns 25-30 min, assim que estiver dourado tire do forno para que os bolinhos não fiquem ressecados.
  4. Você pode guardar na geladeira ou congelar. Na hora de servir tire os raminhos que ficaram ressecados no forno e coloque raminhos novos. É bom comer o alecrim junto com a carne vermelha, pois este auxilia na digestão.
Bom apetite! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário