domingo, 23 de fevereiro de 2014

Almoço de domingo

Olá, queridos.

A semana foi bem corrida e chatinha, a danada da TPM tomou conta de mim, mas pelo menos descobri uma nova paixão: cupcakes. Esses pequenos bolinhos simplesmente andam ocupando a minha mente, pensando em novas receitas, em diferentes combinações; e estou ficando bem feliz com os resultados. E para a alegria de vocês (e minha) estou aceitando encomendas, para Salvador.

Apesar de a nova paixão ser cupcake, a receita de hoje é de algo salgado. Panqueca de camarão com gorgonzola. A receita surgiu quando convidei um casal de amigos para almoçar aqui no domingo e não tinha ideia do que fazer, por sorte tinha uns camarões congelados e com camarões não tem como errar. Não queria fazer o penne de sempre, então fui buscar ideias no google, e me deparei com PANQUECAS! Nunca tinha feito panquecas, então resolvi me aventurar. Então, aventurem-se comigo!!

Receita panqueca de camarão com gorgonzola


Panqueca de camarão com gorgonzola


Recheio e molho:

  • 1 kg de camarão sem casca e cabeça
  • 4 dentes de alho esmagados
  • 1 col de chá de sal
  • 1 col de chá de pimenta do reino
  • 2 cebolas picadas bem pequenas ou batidas no microprocessador
  • 3 fatias não muito finas de bacon cortadas em cubinhos
  • 1/2 alho-poró cortado em cubinhos
  • 1/2 xíc de vinho branco seco
  • 1/2 xíc de farinha de trigo
  • 1 1/2 de leite (se quiser o molho mais fluido pode usar 2 xíc)
  • Pedaço pequeno de gorgonzola batido no micro processador (fica uma pasta)
  • Manteiga e azeite
Modo de fazer:

  1. Lavar os camarões e escorrer. Temperar com os dentes de alho, sal, pimenta do reino e duas col de sopa de azeite de oliva. Deixar descansar por pelo menos 30 min para que os camarões absorvam os temperos.
  2. Numa frigideira colocar 1 col de sopa rasa de manteiga + 2 col de sopa de azeite extra virgem. Em fogo médio selar os camarões (assim que eles ficarem rosados deve tirar da frigideira). É provável que sejam necessárias algumas “rodadas” de selagem, uma vez que é uma boa quantidade de camarão e não deve sobrepor os camarões. Caso o óleo vá secando, acrescenta mais um pouco de azeite. Separa os camarões. Não descartar o azeite que sobra na frigideira.
  3.  Numa panela grande e um pouco funda. Peneirar o óleo que sobrou na frigideira (para que não fiquem pedaços de alho) e colocar na panela, acrescentar mais um pouco de manteira e azeite (1/2 col de sopa de manteiga + 1 de azeite). Fritar a cebola por 2 minutos. Acrescentar o bacon. Mistura de vez em quando para que todos os lados do cubinho do bacon fiquem dourados. Quando isso acontecer, acrescentar o alho-poró (caso durante esse processo o óleo secar, acrescentar mais um pouco, o ideal é que fique tudo bem molhadinho para que não queime). Depois de acrescentar o alho-poró deixar tudo incorporar por mais 1 minuto e acrescenta o vinho. Mistura.

  4. Quando o vinho começar a secar, acrescenta a farinha de trigo e o leite e mistura até que fique homogêneo, quando isso acontecer acrescenta a gorgonzola e mistura tudo até que todos os ingredientes incorporem. Acrescenta os camarões e mistura tudo. Desliga o fogo e tira a panela da boca do fogão para que não continue cozinhando. Reserve esse molho.
Para a panqueca (essa massa pode ser dobrada tranquilamente, cuidado na hora de aumentar a quantidade de sal):

  • 1 xic de farinha de trigo peneirada
  • 300 ml de leite
  • 1/2 col de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1/2 xic de cebolinha picada
  • Azeite
Modo de fazer:

  1. Bata a farinha, leite, sal e ovos no liquidificador até que fique homogêneo (ele fica bem liquido mesmo). Despois misturar a cebolinha com uma colher.
  2. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite (bem pouco azeite), em fogo médio, com a frigideira quente despeje quantidade de massa suficiente para que cubra todo o fundo da frigideira, mas sem ficar uma massa muito grossa. Quando o lado em contato com a frigideira estiver dourado, virar o lado e dourar este lado também. (Não desanime quando na primeira panqueca que você for virar tudo se despedace, respire fundo, descarte essa massa (ou coma ela) e repita tudo de novo [eu errei nas duas primeiras]). Você pode usar duas espátulas para ajudar na hora de virar. Vá colocando as panquecas em um prato e intercalando elas com uma folha de papel toalha.


  


Molho pronto, panquecas prontas:

  • 150g de queijo gruyere ralado em casa (compra o bloco de queijo e rala com ralador)
  • Farinha de rosca (pão torrado batido no mini processador/liquidificador)
  • Azeite



  1. Num pirex coloque o fio de azeite e espalhe por todo o pirex com papel toalha. Em um prato coloque uma panqueca, arrume os camarões com bem pouco molho e um pouco do queijo gruyere ralado, enrole a panqueca e coloque no pirex. Repita o processo até que todas as panquecas estejam enroladas. Não precisa colocar muito molho na hora de colocar os camarões dentro da panqueca. Regue as panquecas com o molho que sobrou na panela (pode ter sobrado camarões também, pode colocar eles em cima das panquecas também) e polvilhe com o restante do queijo e com a farinha de rosca.
  2.  Leve ao forno a 270º por 20 minutos ou até o queijo derreter.

OBS: Para essa quantidade de molho, fiz o dobro da receita de panqueca. Rende aprox 10 panquecas.
OBS1: Apesar de parecer, não tem batata palha!!

A sobremesa, é claro, foram cupcakes! =)

Cupcakes de frutas vermelhas, recheio de cream cheese de morango e cobertura de ganache de nutella.


Bom apetite! :)

Para encomendar cupcakes: babi_habib@hotmail.com

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Here we go again...



Olá pessoal,

Como diz o título do post: aqui vamos nós de novo.
Passei um tempo off disso aqui, na verdade tinha abandonado. Tava começando a me atrasar para a faculdade pra ficar anotando as receitas, mas agora meus horários estão melhores, e vou me organizar melhor. Não parei de cozinhar nesse meio tempo (ai de mim), logo, tenho algumas boas receitas para vocês.

Várias coisas aconteceram enquanto eu estava fora do blog, dentre uma delas, a mais recente foi a descoberta do livro “Minha cozinha em Berlim” de Luisa Weiss, autora do blog thewednesdaychef.com, que uma amiga muito muito amada (e que está me deixando morta de saudades, Ju) me indicou e disse que era a minha cara. E, de fato, o livro é a minha cara (inclusive indico, é uma leitura gostosa e no final de cada capítulo tem receitinhas). Mas sim, fui convencida por Ju e Jéssica (outra amiga muito muito amada) a voltar com o blog (por diversos motivos que ainda não cabem aqui). 

 Imagem de: http://www.universodosleitores.com/2013/11/minha-cozinha-em-berlim-de-luisa-weiss.html

Mas chega de tanto “fala fala” e vamos à receita. Ia voltar com tudo com uma receita de Coq au vin, mas decidi aprimorar mais e depois que estiver exatamente do meu gosto, eu coloco aqui. Hoje vai ser algo mais levinho (no meu dia a dia como comidas saudáveis, com o mínimo de gordura, farinhas brancas, etc). Mais uma coisa sobre comidas saudáveis (na verdade, sobre qualquer comida): gosto de comer bonito; sempre gostei, desde pequena quando pedia pra meus pais arrumarem meu prato, mesmo que depois eu dissesse “mEstura mamãe, mEstura” (com E mesmo), mas gostava de ver o jogo de cores e texturas, e acho que trouxe isso comigo quando comecei a cozinhar. Então o que eu vou mostrar aqui seriam só bolinhos de carne assados, mas se você arruma, fica um prato gostoso com cara de restaurante e dá mais gosto de comer :)

Vou colocar duas receitas aqui, a dos bolinhos de carne com alecrim e do arroz.

Para o arroz:


  • 1/3 de xícara de quinoa
  • 1/3 de xícara de arroz vermelho
  • 1/3 de xícara de arroz 7 grãos
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de chá de pimenta do reino (se você não gostar muito picante pode diminuir a quantidade)
  • 1 colher de chá de gergelim com sal (essa é uma receita que vi no blogdadebs.com.br) – 13 colheres de sopa de gergelim torrado (usei do preto e do branco) + 1 colher de sopa de sal. Bate tudo. No final vc tem uma mistura cheia de sabor (uso isso para substituir o sal comum, isso faz com que eu tempere as coisas, mas use beeeem menos sal).
  • 1 cebola pequena picada 
  •    1 dente de alho esmagado
  • 1 colher de chá de óleo de coco (ou o de sua preferência)
  •   2 1/2 xícaras de água
  • Salsinha picada
OBS: se quiser usar só um tipo de arroz, pode ficar à vontade, gosto de fazer essas misturas pois isso enriquece o valor nutricional do prato, além do sabor também.
  
  1.  Numa peneira misture o arroz e lave-o. Deixe escorrendo.
  2. Coloque na panela o óleo, a cebola e o alho.
  3.  Quando a cebola estiver transparente acrescente o arroz, misture com a cebola e acrescente o açafrão, a pimenta do reino e a mistura de gergelim. Misture de novo e acrescente a água.
  4. Quando a água secar está pronto, acrescente a salsinha picada e misture. Dá para várias porções. Eu geralmente congelo metade e a outra metade deixo na geladeira para usar nos próximos três dias. No terceiro dia, tiro a metade congelada e coloco na geladeira, no dia seguinte vai estar pronto pra uso sem que você tenha que ficar esperando descongelar.


Para os bolinhos de carne (pode ficar à vontade para aumentar a quantidade de carne, a quantidade aí de baixo dá para uns 5 bolinhos):
  • 200g de carne moída (uso patinho)
  • 1 clara
  • 1 colher de chá da mistura de gergelim
  • 1/2 cebola pequena picada grosseiramente
  • 1 dente de alho pequeno picado grosseiramente
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de óleo de coco para untar (ou outro de sua preferência)
  • 1 ramo de alecrim fresco

  1. Ligue o forno a 180º, enquanto isso, num multiprocessador coloque todos os ingredientes, menos o óleo de coco.
  2. Depois que formar uma massa uniforme faça os bolinhos com a mão e coloque numa assadeira forrada com papel laminado (o lado brilhante para cima) untada com óleo de coco. Espete os bolinhos com um pedaço pequeno do ramo de alecrim.
  3. Coloque no forno e vire o lado da assadeira a cada 10 min até que os bolinhos estejam dourados. A depender do seu forno, esse processo vai durar uns 25-30 min, assim que estiver dourado tire do forno para que os bolinhos não fiquem ressecados.
  4. Você pode guardar na geladeira ou congelar. Na hora de servir tire os raminhos que ficaram ressecados no forno e coloque raminhos novos. É bom comer o alecrim junto com a carne vermelha, pois este auxilia na digestão.
Bom apetite! ;)